Palestrantes

Frei Gilberto Gonçalves Garcia

É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu o cargo de reitor da Universidade São Francisco, em São Paulo, e do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE), em Curitiba. Foi presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e professor dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em História e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Filósofo, teólogo e pedagogo, Dom Leonardo é mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antoniana, em Roma, onde também cursou a Escola Superior de Estudos Medievais e Franciscanos.

Já serviu em diversas Casas de Formação na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e atuou como professor de Filosofia em diversas universidades. Por quatro anos trabalhou como secretário-geral da Pontifícia Universidade Antoniana. Além disso, já foi bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. Atualmente é bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Frei Betto

Jornalista, antropólogo, filósofo e teólogo, Frei Betto é autor de 60 livros. Desde 1982, tem recebido diversos prêmios nacionais e internacionais tanto pela sua produção literária quanto pelo seu trabalho em prol dos Direitos Humanos.

Profissionalmente, foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares). Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em 2003 e 2004 atuou como assessor especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.

Frei Vitório Mazzuco, OFM

Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (ITF), Frei Vitório é mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum (PUA), de Roma, com especialização em Franciscanismo. Atualmente é professor de Teologia Espiritual, Teologia e Espiritualidade Franciscanas, no Instituto Teológico Franciscano (ITF). Atua também como conferencista, orientador de retiros e de cursos de Espiritualidade.

Frei Ernesto Londoño Orozco, OFM

Possui licenciatura em Filosofia e Teologia (Bogotá). É mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Buenaventura (USB)/Colômbia, pela Universidade de Paris XII Créteil e pelo Instituto Católico de Paris. É doutor em Ciências da Educação pela Universidade Rennes-2, na França, e em Educação pelo Instituto Católico de Paris. Possui vasta experiência no ensino universitário e em administração.

Também já atuou como gerente e diretor do doutorado em Ciências Humanas, Humanismo e Pessoa da Universidade de San Buenaventura, onde atualmente é reitor. Suas publicações incluem sua tese de doutorado, intitulada "A transmissão de valores na juventude. Estudo etnográfico”.

PhD Alberto da Silva Moreira

Filósofo e teólogo, Alberto da Silva Moreira é doutor em Teologia Fundamental na Westfalische-Wilhelms-Universität de Münster/Alemanha e PhD em Ciências da Religião (Mídia e Religião), na Facultat de Teologia Fonamental, em Barcelona-Espanha, e na Nottingham-Trent-University, na Inglaterra.

Trabalhou como editor-científico da Editora Vozes e no Instituto Franciscano de Antropologia, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e pesquisador do CNPQ (nível 2). Atua nas áreas de Ciências da Religião, Teologia e Franciscanismo. 


Em 2008, assumiu a Cátedra Hemmerle como Gastprofessor da Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule de Aachen, Alemanha. É membro da International Society for the Sociology of Religion e ainda coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização na PUC Goiás. Assessora movimentos sociais e o Grupo de Trabalho contra o Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

  • REALIZAÇÃO:

  • Congregação
  • APOIO:

  • FAE
  • Bom Jesus
  • USF
  • Instituto São Boa Ventura
  • Conferência dos Frades Menores do Brasil