O Evento

Segundo o Papa Francisco, a Educação Católica é um dos desafios mais importantes da Igreja, empenhada hoje em realizar a nova evangelização em um cenário histórico e cultural em constante transformação. Neste contexto, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, toda a comunidade franciscana ligada à educação está convidada a participar do V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e do I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos – CFMB.

Realizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, sob o tema “Educação Franciscana: Esperança em uma Nova Humanidade”, o evento trará reflexões, debates e trocas de experiências sobre o papel dos cristãos comprometidos com a tarefa educacional, suas responsabilidades e as melhores práticas para a formação de pessoas com virtudes e valores.

Eixos temáticos do Encontro

Elevar a compreensão de que a proposta educacional visa o desenvolvimento integral do ser humano. Segundo o Papa Francisco, “o educador nas escolas católicas deve ser, antes de tudo, muito competente, qualificado e ao mesmo tempo rico em humanidade, capaz de estar entre os jovens com estilo pedagógico para promover o seu crescimento humano e espiritual”.
A proposta educacional de uma instituição cristã e franciscana almeja formar docentes que sejam exemplos de vida. Docentes capazes de apontar para os melhores modos de amar, fazer o bem, estudar, aprender e pesquisar. Docentes aptos a oportunizar às crianças e aos jovens de hoje uma educação de qualidade com base no cultivo de virtudes, que não sejam apenas enunciadas, mas testemunhadas. Virtudes franciscanas passíveis de serem traduzidas no dia a dia por meio de suas atitudes e de seus testemunhos de vida.
Transmitir valores tais como a Fraternidade, a Solidariedade, a Humildade, a Prudência, a União e tantos outros é, por sua vez, um dos principais objetivos da proposta educacional de uma instituição cristã e franciscana. Transmitir valores para que esses jovens cresçam tanto no aprendizado dos mais diversos conteúdos, quanto na fé e no caráter.

Objetivos:

A proposta educativa de uma instituição católica é oferecer o acesso ao saber e ao conhecimento, desenvolvendo integralmente o indivíduo. Segundo palavras do Papa Francisco, deve-se também oferecer a todos, “com pleno respeito à liberdade de cada indivíduo e aos métodos próprios do ambiente escolar, a proposta cristã, isto é, Jesus Cristo como sentido da vida, do cosmos e da história”.
A educação é um ato de amor. Para isso, os docentes envolvidos nessa missão devem despertar a paixão, utilizando-se dos melhores recursos, e ainda colocar-se a caminho junto aos jovens, com muita paciência. É um caminho árduo que exige comprometimento e dedicação.
Deve-se constantemente buscar respostas para uma pergunta fundamental: Por que educamos? Educamos em busca de um mundo melhor, na esperança de uma humanidade nova. “É a esperança que brota da sabedoria cristã, que no Ressuscitado nos revela a estatura à qual somos chamados” – Papa Francisco.

Serviço

V Congresso de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos
I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos – CFMB.

Público-alvo: Reitores, diretores, gestores, gerentes administrativos, assessores, coordenadores pedagógicos, administrativos e de pastoral, professores, religiosos (as) franciscanos da educação formal e não formal, frades que estão no ensino superior e leigos engajados com o tema.
Tema: Educação Franciscana: Esperança em uma nova Humanidade.
Data: 30/11 a 03/12/2015
Local: Teatro Bom Jesus , na FAE Centro Universitário – Rua 24 de Maio, 135, Curitiba, PR – Brasil

Saiba mais:



  • REALIZAÇÃO:

  • Congregação
  • APOIO:

  • FAE
  • Bom Jesus
  • USF
  • Instituto São Boa Ventura
  • Conferência dos Frades Menores do Brasil